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A Receita Federal tem um portal virtual de atendimento, chamado e-CAC. Muitas pessoas não conhecem, mas através dele é possível realizar solicitações, acessar vários serviços e resolver pequenos problemas, evitando que você precise se deslocar até a receita federal ou que seja atendido por telefone. Agora você já sabe que pode utilizar desse recurso a seu favor, então vamos aprender a criar a conta de acesso ao portal. Segue o passo a passo:


1.  Acesse o e-CAC.

2. Se você tem o código de acesso no formato antigo disponibilizado pela Receita Federal, pode usá-lo para acessar, porém recomendamos que seja atualizado para o acesso pelo novo portal, caso não tenha acesso para o gov.br. No próximo passo, você aprenderá como criá-lo.



3.  Caso não tenha acesso ao portal gov.br, na página do portal clique em ? Entrar com gov.br? e depois em ?Crie sua conta gov.br?. Se não tiver certeza se já possui acesso ou não, pode digitar o seu CPF e clicar em ?Avançar?. Se já possuir acesso, o portal pedirá uma senha. Se não lembrar da senha, basta clicar em ?Esqueci minha senha? e seguir os procedimentos.



4.  Ao clicar em ?Crie sua conta gov.br?, verá a tela abaixo. Selecione de que forma deseja fazer o acesso.



5.  A forma mais simples, ?Número do CPF?, vai levar você para a tela abaixo. Complete cada etapa com as informações solicitadas e vá clicando em ?Avançar?. A etapa 1 vai pedir seu CPF e nome completo, você precisa aceitar os termos de uso do portal e confirmar que não é um robô.



6.  Na etapa 2, serão feitas algumas perguntas de confirmação para saber se você é você mesmo.


7.  Aí, na etapa 3, você escolhe como quer receber o código para ativar a sua conta, por e-mail ou SMS. O código enviado deve ser digitado na etapa 4, quando você precisará cadastrar uma senha sua. Guarde a senha.

8.  Aí, na etapa 3, você escolhe como quer receber o código para ativar a sua conta, por e-mail ou SMS. O código enviado deve ser digitado na etapa 4, quando você precisará cadastrar uma senha sua. Guarde a senha.


Pronto! Com essa senha você poderá acessar todos os serviços do portal gov.br, bem como o portal e-CAC. No primeiro acesso no portal e-CAC, ele vai pedir se você autoriza que o acesso seja feito pelo gov.br, basta clicar em ?Autorizar?.




Como acessar e-CAC com certificado digital


Se você possui um certificado digital, pode optar por essa forma de acesso, selecionando essa opção na tela inicial do e-CAC, conforme abaixo.




Como acessar o e-CAC pelo celular


Dentro do próprio e-CAC, depois que você estiver logado, é possível habilitar o seu dispositivo móvel (tablet ou smartphone) para acessar as informações do portal. Você só vai precisar clicar em ?Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)? e em ?Habilite seu dispositivo móvel aqui!?. Depois, selecione ?Cadastrar novo dispositivo?. A seguir, faça o seguinte:


1.  Escolha um nome e uma palavra-chave de 8 a 20 caracteres. Confirme a palavra-chave e escolha uma data de expiração (por quanto tempo esse dispositivo móvel estará habilitado para ser usado para esse fim).

2.  Escolha o tipo de serviço (Serviços do IRPF) que poderá ser acessado pelo dispositivo. Salve.



3.  Vá diretamente na loja de aplicativos do seu aparelho móvel e baixe o App ?Meu Imposto de Renda?. Ou siga as instruções em "Meu Imposto de Renda" 



4.  Ao abrir o aplicativo, digite o seu CPF e a sua data de nascimento. Na tela seguinte, selecione os caracteres que aparecem na tela. Automaticamente, vai abrir uma nova tela, na qual você precisará fazer a ativação do aparelho. Clique nos três pontos do canto superior direito e selecione ?Ativar dispositivo?.


5.  Na tela que aparecer, clique em ?Ativar Agora?. Vai abrir uma tela chamada ?Acompanhar Declaração?. Digite o nome do dispositivo e código para ativação que você escolheu no portal do e-CAC. Clique em ?Avançar?. Pronto! Agora você pode consultar o portal pelo seu dispositivo móvel pelo período escolhido no início da configuração.


Algumas observações: